quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DBZ Scouter para Space Dragon

Esse raro e curioso aparelho foi desenvolvido por uma raça alienígena conhecida como Tuffle. Sua função básica, além de servir de comunicador, rastreador e mapa, é converter o nível de periculosidade de um ser vivo em códigos numéricos, permitindo assim que o usuário possa saber com quem ou o quê está lidando. A matemática básica e a tecnologia envolvida na criação dos scouters ainda são um mistério, de modo que sua precisão nem sempre é perfeita.

No Space Dragon, RPG old school criado por Igor Moreno com temática Sci-Fi Pulp, um scouter é capaz de dizer o nível+BAF ou DV+BAF (somados, nunca discriminados) de uma criatura viva. Mas, caso queira se aproximar um pouco de como acontecia no desenho, o mestre também pode revelar os dados a partir do seguinte cálculo:


Nível (ou DV) 1-4

Nível*2 + Força + BAF*2 + Magias por dia*2
Nível 15-20

Nível*10 + Força*4 + BAF*2 + Magias por dia*5
Nível 5-9

Nível*4 + Força*2 + BAF*2 + Magias por dia*3
Nível 21-36

Nível*20 + Força*5 + BAF*3 + Magias por dia*7
Nível 10-14

Nível*6 + Força*3 + BAF*2 + Magias por dia*3
Comparação

Humano comum: 5-15
Goku, Dragon Ball Z (1º episódio): 416
Dragão Vermelho Ancião: 1007

Nível: nível de classe da criatura ou seus DVs.
Força: força total da criatura, incluindo itens.
BAF: base do ataque mais forte da criatura. Se ela tiver dois ataques iguais mais fortes, somam-se. Exemplo 1: 2 garras +12 equivale à BAF 24
Magias por dia: caso seja mago, clérigo ou possua magias, somam-se as que podem ser usadas por dia.

Caso constate mais 8.000 pontos de energia, todos os usuários têm uma enorme surpresa (!). Caso constate 22.000 pontos ou mais, o scouter não suporta os intensos cálculos e explode no rosto de seu portador causando 1d8 de dano.

Infelizmente, scouters possuem um grave problema. Por terem sido desenvolvidos por uma raça bélica, extremamente dependentes de armas e artes marciais, peca em revelar o real poder de combate de magos e outras criaturas mágicas, que normalmente são mais poderosas que guerreiros extremamente musculosos.

Ainda vou dar uma ajeitada para encaixar os poderes mentais. Porque, como no DBZ tem poucas criaturas com poderes realmente psíquicos -- normalmente são mais magias --, dei preferência a essas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja cordial. Mensagens ofensivas serão sumariamente apagadas.